quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GALERIA DE FOTOS II











GALERIA DE FOTOS









CARNABY STREET

Carnaby Street é uma rua na cidade de Londres, no bairro do Soho.
A Carnaby tornou-se extremamente popular e associada à modernidade, liberdade criativa e bom gosto durante os anos 60, quando esteve muito ligada ao movimento Mod na Inglaterra e era um dos lugares mais representativos do Swinging London, a época em que a cidade era o centro difusor da moda, música, arte e comportamento para todo o mundo. Nela se encontrava os endereços das mais independentes lojas de música, boutiques de moda que vendiam roupas exclusivas e difenrentes do tradicional e escritórios de artistas e estilistas como Mary Quant, a inventora da mini-saia.









Hoje a Carnaby Street é um grande ponto turistico de Londres e uma rua cheia de restaurantes e cadeia de lojas internacionais muito popular entre os consumidores jovens londrinos, sempre tomada por turistas atraídos pela sua fama.

MÚSICA II

The Kinks - foi uma banda de rock britânica formada em 1963, que agradou e fez parte da cena Mod.

Durante sua carreira o grupo se tornou infame por seus conflitos, tanto públicos quanto privados, particularmente entre os irmãos Ray e Dave, que frequêntemente degringolavam em agressões.


Depois de uma carreira que atravessou as décadas de 60,70 e 80 com algumas mudanças de formação, os Kinks desbandaram nos anos 90, quando os projetos solos dos irmãos Davies passaram a ter mais importância para eles.



No começo de 2000 rumores de uma reunião dos Kinks começaram a circular, mas incidêntes ocorridos com os irmãos Davies em 2004 adiaram quaisquer tentativas de reagrupar a banda novamente.

MÚSICA

Para os Mods e suas lambrettas cheias de espelhos, não haviam grandes diferenças entre soul, ska, rock´n´roll, boogie-woogie - dando para dançar era com ele mesmo.!!!

THE WHO - uma das bandas mais populares entre os Mods britânicos.


A banda chegou a mudar de nome para atrair o público Mod ( High Numbers), quando estavam sendo dirigidos pelo produtor Pete Meaden, mas foi um fracasso, então voltaram ao nome The Who e fizeram o maior sucesso entre os Mods.



Em 1983 Townshend anunciou sua saída do The Who, e o fim da banda.






MODETTES

As meninas Mods, e também uma banda formada por garotas em 1979.











MODS E AS DROGAS


As drogas e o cenário Mod sempre foram interligados, a década de 60 era o período perfeito para o jovem inglês, garotas e garotos do pós-guerra a procura de liberdade e um "cano de escape" para seus problemas e dúvidas! Quase todas as drogas farmacêuticas ganharam fama nas festas organizadas pelos Mods ingleses, essas são as principais:
DEXEDRINE - também conhecida como Dexie, é um estimulante que diminui o cansaço e o apetite, foi a primeira droga no meio Mod.
DUROPHET - tem os mesmos efeitos da Dexedrine, mas com poder menor.
DRINAMYL - ou Purple Hearts, tem esse nome popular por conta do seu formato triângular e a cor azul, também carinhosamente conhecida como "As Azuis".
Todas essas drogas já não eram vendidas sem receita nos anos 60, motivo que faziam os Mods saquearem as farmácias durante a madrugada, alguns se arriscavam a comprar com fornecedores ilegais! Muitos acham que a maconha só foi incluída como droga oficial dos jovens ingleses por causa dos jamaicanos, na verdade os primeiros Mods (1958) já consumiam com os alunos de intercâmbio que chegavam em Londres para estudar na Escola de Arte Moderna, com eles também chegavam muitos discos de Jazz, Blues e Soul americanos para embalar a "paz de espírito" !

CURIOSIDADES

* O nome MOD ( Modernist - Modernista) vem históricamente de duas fontes: primeiro é a denominação para os fãs do Jazz Moderno e depois foi associado aos alunos de Arte Moderna que estudavam em Londres.

* Algo importante a ser colocado, ainda mais para as pessoas que querem saber sobre a cultura Mod, é que o rock só teve uma ligação por causa da moda comercial que se criou dentro da cena, quem quiser ter um contato fiel com o que foi o "Mod Style" precisa conhecer antes de tudo a música negra: Blues, Soul, R&B, Ska, Earl Reggae.

* The Who nunca foi uma banda Mod, mesmo difundindo muito bem através das músicas e da estética, eles foram fabricados pelo produtor Pete Meaden para serem os porta vozes dessa geração, até mudando seu nome para High Numbers para ter um contato maior com esse público.

Fonte:
http://www.acena-agitosculturais.blogspot.com/

ARTIGO


Primeiro artigo públicado sobre a cena Mod em 1958.

HARD MODS ( 1964-1968 )


O Hard Mods nada mais é que uma vertente mais crua e rueira do Mod tradicional (clássico), com roupas mais do dia-a-dia (camisa polo, calça jeans e bota) e com atitude mais agressiva de levar a vida, eles surgiram em meio aos conflitos de 1964 em Brighton, quando aconteceu uma grande briga contra rivais, os Rockers, muito bem retratado no filme Quadrofenia, já citado aqui no blog!


Com o título mundial ganho pela Inglaterra em 1966, o gosto pelo futebol só aumentou, logicamente que as idas ao estádio se tornaram mais frequêntes, assim como as brigas, fortalecendo muito mais para que o Hard Mod ficasse em evidência, praticamente extinguindo o Mod Tradicional, outro motivo que influênciou o fim, foi a transição de muitos Mods para a Psicodelia de roupas coloridas e cabelos mais longos, um dos motivos pelo qual os Hard Mods deixaram os seus mais curtos. Outra cena acabou se unindo aos hard mods em 1964, os Rudes Boys, mas essa já é outra história!!!




Com o visual cada vez mais simples, cabelo cada vez mais curto e a música jamaicana ditando o som dessa nova turma, mas sem perder as raízes do soul e do R&B, os Hard Mods ficaram com esse título até meados de 1968, quando começaram a ser chamados de Skinheads, isso relativo ao corte de cabelo baixo ou raspado, mas isso só se concretiza no ano seguinte.





terça-feira, 17 de novembro de 2009

CINEMA II

BLOW-UP

É um polêmico filme ítalo-britânico de 1966. Foi o primeiro filme em língua inglesa de Michelangelo Antonioni, e trouxe ao mundo a primeira cena de nudez frontal feminina em um filme não-erótico e dirigido ao grande público.
A banda The Yardbirds interpreta uma canção antes do final do filme. Ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes em 1967.

links para vídeos sobre o filme:
http://www.youtube.com/watch?v=2Xz1utzILj4

CINEMA

QUADROPHENIA

É um filme do ano de 1979 baseado no álbum homônimo do The Who. Estrela Phil Daniels no papel de Jimmy, um mod do começo dos anos 60. Também conta com participações de Toyah Willcox, Mark Wingett, John Altman, Leslie Ash, Ray Winstone e Sting.
Na Londres de 1964, Jimmy Cooper é um membro de uma gangue Mod - jovens bem vestidos que dirigem vespas Lambretta. Os mods estão sempre brigando com os Rockers, que vestem jaquetas de couro e dirigem motocicletas. Desiludido com seus pais e seu emprego, Jimmy só encontra uma válvula de escape para sua angústia adolescente quando está com seus amigos mods Dave, Chalky e Spider. Um feriado de três dias é a desculpa para a rivalidade entre as duas gangues chegar às vias de fato, enquanto ambas descem para a cidade litorânea de Brighton para o confronto definitivo.
Quadrophenia é uma reflexão sobre a Grã-Bretanha pré-Tatcher, documentando o narcisismo movido a anfetaminas da cultura jovem dos anos 60.

links para assistir cenas do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=19xJIedrrfA
http://www.youtube.com/watch?v=d_f2x_CMLds

MODa: Marcas...

BEN SHERMAN










MERC


A marca tem no seu logotipo o símbolo Mod.












FRED PERRY









TWIGGY: The face!


Twiggy nasceu no norte de Londres em Setembro de 1949. Foi nomeada "The Face of '66" pelo Daily Express.




Com 16 anos de idade ficou conhecida internacionalmente como a primeira supermodel do mundo!


Ela virou atriz e atuou na Tv, no cinema e nos palcos.

Twiggy, com certeza, foi uma das maiores celebridades que aderiram a subcultura Mod, e foi exemplo da moda Mod feminina.